sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Viajando pela literatura



1. Observe atentamente as pessoas que aparecem nessa pintura. Você diria que elas são servos ou aristocratas? Por quê? Explique.

Aristocratas. Por que eles estão bem vestidos e o eles estão um local de bom nível. 

2. O que a posição das pessoas e o título Romance da Rosa indicam que os personagens estejam fazendo nessa cena?

Estão em casais em um clima de romance..

3. No fundo e no canto inferior direito, é possível identificar parte da construção que abriga os personagens. Como você imagina que seja essa construção? Considere que a obra foi feita no final do século XV.

Um castelo 

4. A cena representada nessa pintura recria o clima amoroso expresso em muitas cantigas da primeira época medieval. Como você imagina que eram essas cantigas?

Cantigas românticas e bem feitas. 

5. Pesquise na internet sobre o Romance de Rosa do autor Guilaume de Loris e resuma o que compreendeu.

O Romance da Rosa, é uma obra-prima da poesia alegórica medieval francesa, composta, na sua totalidade, por 22 000 versos octossilábicos, e estruturada em duas partes distintas: a primeira, escrita entre 1230-1235, foi atribuída ao poeta francês Guillaume de Loris, que compôs 4058 versos, deixando a obra inacabada aquando da sua morte; a segunda, escrita quarenta anos mais tarde (entre 1270 e 1275), retomada pelo clérigo parisiense Jean de Meung que, através de 18 000 novos versos e inspirado na Arte de Amar de Ovídio e na filosofia de Alain de Lille, apresentou uma visão oposta à primeira parte da obra.

6. Pesquise na internet sobre o filme O nome da Rosa. Escreva alguma coisa sobre o filme no blog do grupo.

O Nome da Rosa pode ser interpretado como tendo um caráter filosófico, quase metafísico, já que nele também se busca a verdade, a explicação, a solução do mistério, a partir de um novo método de investigação. E Guilherme de Bascerville, o frade fransciscano detetive, é também o filósofo, que investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu método empírico e analítico, desvenda o mistério, ainda que para isso seja pago um alto preço.

Um comentário:

  1. Adler, gostei do blog. As respostas são boas, entretanto escreva o que entendeu com suas palavras sobre o filme O nome da rosa.

    ResponderExcluir